Marlene Schmidt Rodrigues

De WikiHosp

Conteúdo

Marlene Schmidt Rodrigues

Marlene Schmidt Rodrigues

Marlene Schmidt foi diretora executiva da Fanem. Faleceu faleceu em São Paulo dia 13 de abril de 2012. Filha de Walter Schmidt e neta do fundador da empresa, Arthur Schmidt, Marlene era casada com Djalma Luiz Rodrigues, atual diretor empresa. Querida por funcionários, parceiros e clientes da Fanem, marcou sua passagem pela empresa com uma gestão compartilhada com seu marido, Djalma Luiz Rodrigues, que comandava o setor industrial, ela se destacou pela visão inovadora, competência e arrojo.

A Conquista do Mercado Externo

No comando de uma das mais importantes empresas do setor médico-hospitalar brasileiro, Marlene Schmidt, era formada em Direito pela PUC – São Paulo. Conquistou seu espaço dentro da Fanem, empresa que até então só tinha sido dirigida por homens: seu avô, Arthur Schmidt e seu pai, Walter Schmidt, ambos formados na Alemanha e técnicos, respectivamente, em raio-X e eletricidade. Na gestão do pai, a empresa conquistou o mercado nacional como pioneira na fabricação de incubadoras, porém foi sob o comando de Marlene, juntamente com seu esposo Djalma Luiz Rodrigues, que a Fanem passou por um processo de intensa modernização e alcançou novos horizontes, ganhando projeção internacional e alcançando destaque no mercado externo, levando a marca Fanem a se tornar a mais importante marca brasileira de equipamentos médicos no mercado internacional, notadamente no setor de neonatologia.

A Fanem começou a exportar incubadoras na década de 70, estando hoje presente em mais de 90 países, de todos os continentes. Decidida a fazer das exportações sua principal meta, Marlene Schmidt trabalhou na racionalização de processos e serviços, inovou no Design, incrementou a qualidade e aperfeiçoou o atendimento aos usuários dos produtos Fanem no exterior. Graças a determinação da executiva e à sua busca por constante inovação, a empresa conquistou novos mercados e hoje tem seus produtos comercializados mesmo em países com larga tradição na fabricação de equipamentos hospitalares.

No Rumo das Índias

Marlene Schmidt teve a satisfação de testemunhar uma das suas mais importantes conquistas no exterior: a inauguração da Fábrica da Fanem na Índia, a primeira fábrica da empresa no Exterior. A escolha do longíncuo país se deve ao pragmatismo de sua visão exportadora: a índia é o país com maior número de nascimentos e tem, assim, o maior mercado potencial para produtos voltados para a Neonatologia.

A fábrica foi inaugurada dia 23 de setembro de 2011 pela Dra. Karin Schmidt e é a primeira indústria brasileira de equipamentos médicos a instalar-se na Índia, projeto realizado com recursos próprios. Os primeiros produtos que serão montados no país serão a unidade de Cuidados Intensivos Ampla, o instrumento multitester Thor, as oxigenoterapias Cpap e Babypuff, além de modelos da família de fototerapia. Em seguida, a empresa pretende produzir também a sua conceituada linha de incubadoras. Os produtos montados pela Fanem Índia abastecerão inicialmente o mercado interno e, em um segundo momento, passarão a suprir outros países da região da Ásia, como Indonésia e Malásia. Segundo a diretriz semre seguida pela sua direção, a Fanem Índia inciou de imediato treinamentos para capacitar os profissionais do país, entre eles médicos, enfermeiros e demais especialistas. Está previsto para outubro deste ano a inauguração de um Centro de Treinamento. A capacitação profissional é um dos pilares da estratégia da empresa que em 2010, treinou cerca de seis mil profissionais em todo o mundo.

Assim o legado de Marlene Schmidt ultrapassa as fronteiras brasileiras e ilustra sua determinação em seguir os passos de seu avô e de seu pai na construção de uma das mais expressivas empresas brasileiras.

Prêmio Hospital Best 2007

Liderança Institucional do Ano

Marlene Schmidt recebe o Troféu Hospital Best 2007 por intermédio do Dr. Gonzalo Vecina Neto

Por sua destacada atuação Marlene Schmidt conquistou o respeito do mercado e foi escolhida como a Liderança Institucional do Mercado Hospitalar em 2007, tendo recebido o troféu Hospital Best 2007 por intermédio do Dr. Gonzalo Vecina Neto na V Hospital Fest, realizada no Esporte Clube Sírio, em São Paulo. Uma iniciativa da ABMS - Associação Brasileira de Marketing em Saúde, a láurea promove o reconhecimento das contribuições mais destacadas do mercado hospitalar brasileiro.

Ferramentas pessoais