Celso Simões Alexandre

De WikiHosp

Conteúdo

Engenheiro Celso Simões Alexandre

O engenheiro Celso Simões Alexandre ocupa, atualmente, a diretoria da TROX Latinoamerica. Pioneiro das aplicações avançadas de Ar Condicionado Hospitalar, o Engenheiro Celso Simões Alexandre é um nome internacionalmente respeitado e uma referência no mercado brasileiro de ar condicionado e ventilação. A comprovação deste fato deu-se no dia 8 de abril de 2011, quando mais de duzentos profissionais do setor se reuniram para uma homenagem a Simões na Der Haus, uma casa de eventos na Vila Olímpia, São Paulo. Vieram para a homenagem figuras de expressão como Ross Montgomery e William Malphus, respectivamente Vice-Presidente e Diretor da Região América Latina da Ashrae American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers


Formação Acadêmica

Engº Pleno Eletrotrécnico pela Universidade de Lisboa

Administrador de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – S.P.

MBA Executive International pela USP – SP


Cargos e Funções

Presidente da TROX Latinoamérica. Ex-Presidente da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento Presidente Internacional da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento Membro da ASHRAE – American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers – USA Membro da SBCC – Brasil

Membro do ISPE – International Society for Pharmaceutical Engineering


Atividades destacadas

O Engenheiro Celso Simões Alexandre iniciou sua carreira em Angola, onde serviu como oficial das Forças Armadas Portuguesas. Os primeiros projetos em que esteve envolvido na área do ar condicionado hospitalar aconteceram ainda naquel país da África. Mas foi no Brasil que atuou de forma mais expressiva, projetando e dando consultoria a projetos fundamentais para o setor hospitalar, labora†órios e indu´stria farmacêutica. O Eng. Simões foi o motor que impulsionou a área de equipamentos de fluxo unidirecional (fluxo laminar) e as cabinas de segurança biológica.

Introduziu no mercado brasileiro as Unidades de Tratamento do Ar (UTAs) para aplicações especiais e em salas limpas, como laboratórios, hospitais, indústrias das ciências da vida, entre outras.

Lançou produtos como as juntas de expansão para atender instalações de fluídos em grandes sistemas de ar condicionado. Sua atuação sempre foi abrangente e seu mais recente sucesso foram as vigas frias que climatizam o Salvador Norte Shopping. Em outra frente e, novamente, com atuação marcada pelo pioneirismo, vem introduzindo no Brasil os Sistema de Ultravioleta na Banda "C" - [UVC], uma metodologia de larga aplicação nos Estados Unidos que facilita o tratamento do ar interior e reduz significativamente a manutenção dos equipamentos de ar condicionado de grande capacidade.

Celso Simões Alexandre tem um grande acervo de contribuições prestadas ao setor de ar condicionado no Brasil e marcou sua passagem junto a todo o mercado por seu espírito público e por uma visão tecnológica excepcional. Sua contribuição sempre esteve direcionada a elevar o nível técnico dos produtos e profissionais brasileiros de forma geral.

Engenheiro Celso Simões Alexandre - Memória Hospitalar
Parte 1
Parte 2
Ferramentas pessoais